-
Arquitetos: BK. Architecten
- Área: 1000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias: Joop van Putten, Hans Westerink
Descrição enviada pela equipe de projeto. INTRODUÇÃO
Em um Sábado, dia 13 de Julho de 2013, 'Waanders In de Broeren' abriu suas portas para o público geral. Este conceito inovador de loja foi implantado em um Broerenkerk do século XV. O projeto da loja de três andares foi criado para a ocupação de uma igreja. Esta nova função na cidade de Zwolle preserva um patrimônio cultural único.
BK. Architecten – Jos Burger e Wouter Keijzer - foram os arquitetos que fizeram o projeto e acompanharam totalmente o processo de construção.
EXPLICAÇÃO
O conceito arquitetônico desta loja em uma igreja é baseado em dois, algumas vezes conflitantes, elementos. A primeira vez que entramos nesta igreja imediatamente sentimos o valor histórico do edifício. O espaço, a altura, o eixo longo, os altos arcos, enormes vitrais, as pinturas do teto e o órgão de tubos: este edifício do século XV realmente ganhou o seu lugar na cidade de Zwolle. Para o projeto de Waanders In de Broeren, fomos convidados para criar cerca de 700 m² de áreas de compras. Nosso primeiro objetivo foi manter esse sentimento vivo, que tivemos quando visitamos pela primeira vez, mesmo com todas as novas intervenções propostas. Assim, pensamos que todas estas intervenções deveriam ser sóbrias, no que diz respeito à igreja, modesto. Portanto, os três andares adicionados, foram colocados na ala lateral da igreja, entre os pilares originais e fora da nave central. A construção deste pisos é independente da estrutura existente, portanto, no futuro, estas adições podem ser removida facilmente sem a necessidade de demolir o edifício.
Com a manutenção do eixo central livre, é possível sentir o tamanho da igreja. Como atrativo visual, o orgão e um vitral moderno (projetado pelo artista norueguês Kjell Nupen) estimula os clientes a ignorar todo o comprimento da loja. Os materiais usados no que é novo dentro do edifício é muito puro e sóbrio. Usamos madeira em três cores mais o branco. A principal paleta da loja será tonalidades quentes da igreja e claro, as cores dos livros e outros produtos.
Por outro lado, o principal objetivo da loja é vender produtos. Assim nosso principal objetivo no projeto deveria ser a criação de um conceito ideal de loja, com caminhos lógicos e atraentes para apresentação dos produtos. Em uma loja de diversos níveis, uma das coisas mais importantes é fazer com que os clientes visitem os pisos superiores. Uma vezes que isto aconteça, eles irão naturalmente para baixo passando por todos os andares, vendo todos os produtos que a loja está oferecendo. Com isso em mente, criamos uma escada central atraente. Por estas escadas você sobe apenas meio nível de cada vez e no percurso você passa por uma estante de 11 m. Assim, a experiência não é de subir uma escada mas a de encontrar os arcos restaurados da igreja. As estantes são parte da construção principal.
Nosso cliente neste projeto, o Se. Waandres, nos contou, em nossa primeira conversa, sobre um arquiteto holândes chamado Dom Hans van der Laan. Este arquiteto foi um monge e desenhou diversos monastérios. O mobiliário destes projetos foi muitas vezes feito de madeira e sempre muito sóbrio e bem detalhado. Para os móveis desta igreja, tentamos traduzir o seu modo de conceber projetos bem equipados para servir a loja.